Os Primeiros termos.
Infelizmente a Endodontia não existe uma condição de normativa para a nomenclatura endodontia. Cada escola acaba por adotar um nome ou conceito diferente para explicar o mesmo procedimento.
Para isso vamos publicar alguns conceitos nas próximas semanas que adotamos aqui no site para ficar melhor a compreensão dos post. Queremos deixar claro que os termos podem variar entre diversas escolas pois não existe os ternos corretos ou padronizados.
Lima Apical Inicial (L.A.I.)
Definição:
É a primeira lima que chega justa ao comprimento real de trabalho. O entrar "justa" significa que lima está presa em pelo menos duas paredes.
Importância:
A sua determinação permite determinar qual será a minha lima apical foraminal e o quanto devo ampliar na minha região apical para poder limpar corretamente a região apical.
Como determinar a Lima Apical Inicial.
Com o uso do Localizador eletrônico foraminal (LEF), vamos explorar o canal com uma lima manual número 10 em movimento de cateterismo, avançando milimetro a milimetro até atingir o comprimento provisório de trabalho.
Conecte a lima ao localizador e aguarde alguns segundos até que o mesmo se estabilize.
Ajuste o comprimento até o LEF marcar 0,5mm.
Repita o procedimento anterior agora com uma lima número 15 se atingir facilmente o comprimento real de trabalho vamos para a lima seguinte.
Repetimos com a lima número 20 se atingir facilmente o CRT vamos para lima seguinte.
Repetimos com a lima número 25 mas desta vez para atingir o comprimento real de trabalho tivemos que forçar a lima para apical isto no indica que a lima apical inicial é a lima anterior que neste caso é a LK 20.
Com a LAI determinado podemos agora como e o quanto devemos ampliar a região apical e qual lima devemos realizar o desbridamento apical.
Lima quando toca duas paredes acaba por "travar" dentro do canal mas continua com muitas áreas livre ( em vermelho) dando a impressão que a lima se moldou a região apical que não é verdade. Somente com a ampliação completa teremos a limpeza correta da região apical.
Comments