Objetivo:
Este estudo ex vivo teve como objetivo medir o desempenho de um localizador apical eletrônico (EAL) na presença de irrigantes de hipoclorito de sódio com diferentes concentrações.
Material e métodos:
Dois EALs (Root ZX Mini e Locapex 6) foram usados para localizar o forame apical em 10 dentes uniradiculares extraídos na presença de hipoclorito de sódio 0,5%, 2,5% e 5%. Os comprimentos de trabalho visuais também foram determinados usando #10 K-file sob um microscópio antes das medições eletrônicas serem feitas. O desempenho de ambos os EALs foi comparado para os comprimentos de trabalho eletrônicos determinados sob as diferentes concentrações de hipoclorito de sódio. Realizou-se ANOVA de múltiplas vias e teste de Fisher PLSD com risco α fixado em 5%.
Resultados:
Não houve diferenças estatísticas nos comprimentos de trabalho determinados por ambos os EALs entre os três grupos com diferentes concentrações de hipoclorito de sódio e suas medidas de controle visual. Quando aplicada uma margem de ± 0,5 mm, o Root ZX Mini e o Locapex 6 apresentaram 88% e 83% de acerto, respectivamente.
Conclusão:
A concentração de hipoclorito de sódio nos irrigantes não afeta a precisão e a confiabilidade do Root ZX Mini ou do Locapex 6. Os localizadores apicais eletrônicos são confiáveis com qualquer concentração de irrigantes de hipoclorito de sódio.
Opinião da Endotoday:
Este artigo vem demostrar que não devemos nos preocupar com a concentração de hipoclorito de sódio para ter precisão do localizadores eletrônico foraminal. E como conclusão os localizadores apresentam tecnologias diferentes principalmente no quesito miniaturizar pode trazer eficiências diferentes como observada neste artigo. Um Mini Root ZX tem uma alta eficiência.
Comments