top of page
Foto do escritorEndotoday

Avaliação da mastigação em diferentes tipos de abertura coronária na Endodontia.


Avaliação da mastigação em diferentes tipos de abertura coronária na Endodontia.


Introdução


Este estudo in vitro visa avaliar comparativamente a resistência à fratura de diferentes abertura coronária na endodontia mais especificamente aas Cavidades Endodônticas Reduzidas (CEC) vs. Cavidades Endodônticas Tradicionais (TEC) em molares inferiores após submeter as amostras a um simulador de mastigação.


Métodos


Um total de 24 molares mandibulares humanos recém-extraídos foram incluídos no estudo. Dentes com coroas intactas e ápices radiculares maduros que eram desprovidos de cárie, atrição, restaurações e trincas foram selecionados e distribuídos aleatoriamente em três grupos (n = 8) como segue: Grupo 1: Cavidades Endodônticas Tradicionais (TEC), Grupo 2: Cavidades Endodônticas Reduzidas (CEC) e Grupo 3: Dentes Íntegros (Grupo Controle).

Após o tratamento endodôntico, os dentes foram restaurados com compósito EverX bulk fill (GC, Leuven, Bélgica) e estratificados oclusalmente com compósito nanohíbrido SolareX (GC, Leuven, Bélgica) e submetidos à simulação de mastigação em um simulador de mastigação (CS 4.4, SD Mechatronik, Alemanha) onde foram simulados 2.40.000 ciclos mastigatórios que se traduzem em 1 ano de função clínica.

Os dentes foram então submetidos a carga estática em uma máquina de teste universal e a carga máxima até a fratura e o padrão de falha (restaurável/não restaurável) foram registrados. Os dados foram avaliados com análise de variância e teste post hoc de Tukey para comparações múltiplas.


Resultados


O grupo CEC apresentou maior resistência à fratura quando comparado ao grupo TEC, porém a diferença não foi estatisticamente significativa. A resistência à fratura das amostras do grupo controle foi estatisticamente maior do que as dos grupos experimentais (P < 0,005).


Conclusão de qual abertura coronária na endodontia foi melhor.


Não houve diferença observada na resistência à fratura de molares inferiores com TEC e CEC submetidos à carga mastigatória.

29 visualizações0 comentário

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page