Resistência à fadiga cíclica das limas R-Pilot, HyFlex EDM e PathFile níquel-titânio glide path em canais artificiais com curvatura dupla (em forma de S)
Objetivo:
Examinar as resistências à fadiga cíclica das limas R-Pilot, HyFlex EDM e PathFile NiTi para a confecção do glide path em canais artificiais em forma de S.
Metodologia:
Vinte limas R-Pilot (12.5 / .04), 20 HyFlex EDM (10 / .05) e 20 PathFile (19 / .02) limas de glide path de lima única foram incluídos. Sessenta limas (n: 20 / cada) foram submetidas ao teste de fadiga cíclica estática usando canais de dupla curvatura até a fratura (TF). O número de ciclos até a fratura (NCF) foi calculado multiplicando o valor de rpm pelo TF. O comprimento do fragmento fraturado (FL) foi determinado por um microcaliper digital. Seis amostras de limas fraturadas (n: 2 / cada) foram examinadas por MEV para determinar o modo de fratura. Os dados NCF e FL foram analisados usando os testes one-way anova, post hoc Tamhane e Kruskal-Wallis usando o software SPPS 21. O nível de significância adotado foi de 5%.
Resultados:
No canal duplo curvo, todas as limas fraturaram primeiro na curvatura apical e depois na curvatura coronal. Os valores NCF revelaram que o R-Pilot apresentou a maior resistência à fadiga cíclica, seguido pelo HyFlex EDM e PathFile nas curvaturas apical e coronal (P <0,05).
Conclusões:
As limas R-Pilot NiTi para o glide path, usadas em um movimento oscilatório não recíproco, tiveram a maior resistência à fadiga cíclica entre as limas NiTi para o glide path testadas em um canal artificial em forma "S".
Opinião Endotoday
Com esse Artigo encerramos o nosso ciclo sobre glide path, com esse artigo respondemos se qual seria a melhor lima de glide path para realizar a dupla curvatura e a tripla curvatura de molares inferiores. Ficou claro que a resistência para a fadiga cíclica e de torsão a R-Pilot teve um desempenho muito superior tornando a mais confiável para a execução do glide path. Então até o momento a R-Pilot é a lima superior para o glide path.