top of page
Foto do escritorEndotoday

Anestesia intraóssea usando tecnologia de navegação dinâmica

Introdução

A anestesia de molares em alguns casos apresentam dificuldades na sua eficiência e um dos métodos de conseguir uma anestesia mais completa é utilizando o sistema X-TIp Dentsply Sirona. Este estudo apresenta um novo método para aplicar anestesia intraóssea usando tecnologia de navegação dinâmica. O estudo teve como objetivo avaliar sua segurança e acurácia tridimensional (3D) em comparação com a injeção tradicional de anestesia intraóssea à mão livre.


Métodos

Seis conjuntos idênticos de modelos de mandíbula cirúrgica impressos em 3D (TrueJaw; DELendo, Santa Bárbara, CA) compreendendo anatomia alveolar e dentária simulada com 54 sítios interradiculares foram usados ​​neste estudo. Os locais de injeção foram igualmente distribuídos com base no intervalo da distância interradicular (ou seja, 1,5–2,5 mm, 2,5–3,5 mm e 3,5–4,5 mm). Um endodontista certificado completou aleatoriamente a perfuração intraóssea em locais interradiculares de distâncias variáveis ​​usando a técnica à mão livre e o sistema de navegação dinâmica Navident (ClaroNav, Toronto, Ontário, Canadá) com o sistema X-Tip (Dentsply Sirona, York, PA). A taxa de perfuração radicular associada à distância inter-radicular foi comparada entre os 2 grupos usando o teste exato de Fisher. As discrepâncias bidimensionais (2D) e 3D horizontais, verticais e de angulação entre as luvas-guia planejadas e navegadas dinamicamente foram medidas digitalmente por meio de tomografias computadorizadas de feixe cônico sobreposto. Modelos de análise de variância foram usados ​​para determinar se a distância interdental estava associada às medidas de precisão do sistema de navegação dinâmico. O nível de significância foi estabelecido em 0,05.



Sistema X-TIp Denstply
Sistema X-Tip Denstply

Resultados

A taxa de perfuração da raiz foi significativamente maior para o grupo à mão livre do que para a navegação dinâmica (22% vs 0%, P <0,05). Para navegação dinâmica, o desvio de entrada 2D foi de 0,71 mm (intervalo de confiança de 95% [IC], 0,56-0,87). O desvio horizontal 2D médio foi de 0,96 mm (IC de 95%, 0,79-1,14), e o desvio vertical 2D médio foi de 0,70 mm (IC de 95%, 0,55–0,84). O desvio 3D na ponta foi em média 1,23 mm (IC 95%, 1,05-1,42). O desvio angular 3D geral foi em média 1,36 ° (IC 95%, 1,15-1,56). A distância inter-radicular não foi significativamente associada a quaisquer discrepâncias 2D ou 3D.



Conclusões

A perfuração precisa e bem-sucedida de entrega intraóssea navegada dinamicamente ocorreu em 100% dos locais de injeção, independentemente da distância inter-radicular. Foi significativamente mais seguro em comparação com a perfuração intraóssea à mão livre para evitar lesões nas raízes dos dentes adjacentes nas proximidades.




Artigo publicado no Journal Of Endodontics Clique Aqui

96 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page