top of page
Foto do escritorEndotoday

Associações entre gravidade da dor, achados clínicos e doença endodôntica - um estudo transversal

No artigo de hoje, vamos falar sobre a dor relacionado as doenças endodônticas.



Introdução

A avaliação completa da dor, junto com os testes térmicos e mecânicos, são as principais ferramentas de diagnóstico usadas para avaliar o estado da polpa e dos tecidos periapicais em dentes com potencial patologia endodôntica. Este estudo avaliou preditores de dor odontogênica aguda para entender melhor a relação entre dor endodôntica, testes clínicos, doença endodôntica e diagnósticos.

Métodos

Os participantes (n = 228) apresentando dor odontogênica aguda foram submetidos a testes clínicos padronizados e relataram a intensidade da dor. Análises de regressão univariada e múltipla foram realizadas para avaliar os preditores de dor endodôntica aguda. Testes de qui-quadrado com ajustes de Bonferroni foram realizados para medir a frequência de achados de testes diagnósticos endodônticos e observações clínicas em pacientes com diferentes diagnósticos pulpares.

Resultados

Uma resposta negativa à estimulação fria no dente causador e hipersensibilidade à percussão no dente adjacente saudável foram os preditores mais fortes de níveis mais elevados de dor endodôntica aguda. Hipersensibilidade à percussão no dente adjacente saudável estava presente em um quarto da amostra e foi relatada com igual frequência em dentes com diagnóstico de pulpite irreversível, polpa necrótica e dentes previamente iniciados / tratados. Enquanto a percussão dolorosa no dente causador foi relatada com mais frequência em dentes diagnosticados com polpa necrótica, palpação dolorosa foi relatada com mais frequência em dentes diagnosticados com dentes previamente iniciados / tratados.

Conclusões

A hipersensibilidade à percussão no dente adjacente saudável pode revelar um limiar de dor reduzido e uma maior sensibilização à dor. Também é possível que os dois testes sensoriais mecânicos comumente realizados, percussão e hipersensibilidade à palpação, possam detectar diferentes aspectos da fisiopatologia endodôntica e do processamento da dor.


Análise da Endotoday.


Neste artigo podemos observar o que a maioria dos endodontistas relatam sobre o diagnóstico de patologias endodônticas que os dentes vizinhos apresentam sintomas de dor que algumas vezes são bem maiores que o dente com a patologia que acabam por confundir o profissional. Então podemos observar que:

1) Dores a percussão estão mais relacionados a polpa necrótica.

2) Dores a palpação são mais freqüente em dentes com o tratamento iniciado ou tratados.

3) E que em dentes com necrose pulpar em 25% dos casos os dentes vizinhos podem apresentar dor igual ou até mais intensa que os dentes que estão com patologias principalmente em testes de percussão por isso devemos ter muito cuidado e buscar alternativas como os testes de palpação.

Este artigo publicado no dia 10 de julho de 2021, trouxe uma luz sobre as dores endodônticas e principalmente como realizar condutas alternativas para o sucesso no diagnóstico.



137 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page