top of page
Foto do escritorEndotoday

Caso clínico com a TruNatomy

Hoje é em evidência endodôntica o conceito de endodontia minimamente invasiva, que é um conceito interessante pois não a necessidade de realizar um desgaste acentuado da estrutura dental com realizado nos anos 70 e 80 mas nem tudo é "flores". Como já vimos em nossos post anteriores sobre abertura coronárias muito minimamente invasiva que não mudam ou compromete a estrutura dental mas por outro lado pode promover o escurecimento dental ou mesmo aumentar em muito o estress sobre o instrumento mais se considerando que a grande maioria dos dentes que chegam em nosso consultório já estão destruído por ampla extensão de caries ou restaurações amplas deixa de fazer sentido as aberturas minimamente invasivas. Hoje vamos demonstrar uma "novidade" em termos de instrumentação endodôntica que é a TruNatomy da Maillefer comercializada pela Dentsply Sirona. Por que uma novidade entre aspas pois o sistema já havia sido lançado em 2014. O sistema traz como uma característica a pouca conicidade na instrumentação que se demonstrou trazer uma dificuldade na obturação do canal radicular mesmo utilizando o cones de guta-percha próprios do sistema. Durante a instrumentação mesmo sendo um sistema Rotatório traz rapidez e um poder de corte muito bom mesmo a lima sendo assimétrica como a ProTaper Next, Outra característica é a lima apresenta conicidade fixa e um D0 que foge dos padrões ISO como por exemplo a limas Profile série 29. A nossa impressão que a lima traz segurança durante a instrumentação e rapidez, só falta saber que a conicidade é suficiente para remover a zona crítica da dentina contaminada. Quer saber o que é zona crítica da dentina densamente contaminada leia este post. Ampliação Apical Minimamente Invasiva.


Caso clínico


Paciente do sexo feminino, com 49 anos com a seguinte condição clínica, no dente 17 :


  1. Dor de baixa intensidade, localizada e constante.

  2. Teste de sensibilidade negativo.

  3. Teste de percussão vertical com discreta sensibilidade.

  4. Teste de percussão horizontal negativo.


Diagnóstico: Periodontite apical sintomática




Radiografia inicial Trunatomy
Radiografia inicial



Passos clínicos.


Primeira sessão


  1. Abertura coronária --> Isolamento absoluto --> desinfecção do campo operatório com clorexidina a 2%.

  2. Exploração do canal radicular com lima C pilot da VDW, irrigação copiosa de hipoclorito de sódio a 2,5%.

  3. Preparo cervical com a 20/08 da TruNatomy em todos os canais radiculares.

  4. Determinação da lima apical inicial. Canal mesio vestibular e disto vestibular a L.A.I. foi a #10 então pelo protocolo de uso da ThuNatomy deviria ampliar até a 26/04. já para o canal palatino foi a #20 então a ampliação exigida foi a 36/03 neste caso em específico estava recomendado a confecção do glidepath com a ThuNatomy Glider 17/02.

  5. Glidepath com a lima ThuNamoty Glider 17/02..

  6. Instrumentação com o sistema ThuNatomy nos canais vestibulares foram utilizadas as limas 20/04 e 26/04, já para o palatino foi 26/04 e 35/03.

Sequência Clínica.


card da TruNatomy endotoday
Card da TruNatomy

Finalizando.


  1. EDTA sobre agitação utilizando a XP Finisher.

  2. Curativo de demora utilizado foi o Calen + Pmcc da SS White por 21 dias.

  3. Selamento com ionômero de vidro.



Segunda sessão.


  1. Remoção do curativo de demora com irrigação de hipoclorito de sódio a 2,5%.

  2. XP- Endo Finisher da FKG.

  3. Obturação pela técnica Schilder com Ah Pluz. Para a obturação utilizamos a técnica de Schilder que se trata de uma técnica termoplastifica com condensação por terços. Para Auxiliar utilizamos o condensador de guta-percha chamada de Endoapex que permite através do calcador por ondas térmicas de cortar e plastificar a guta-percha e uma pistola que injeta a guta-percha dentro do canal radicular entre 160 a 200 graus celsius. Como a condensação é por terços a possibilidade de obturar canais laterais são muito mais alta.

  4. Blindagem das embocaduras dos canais adesivos em três passos e com resina flow bulk Fill.


Guta easy Endoapex endotoday #endotoday
Guta easy Endoapex

FriEndo Endotoday #endotoday
FriEndo


Blindagem da embocadura dos canais. Endotoday #endotoday
Blindagem da embocadura dos canais.



Radiografia final com thunatomy
Radiografia Final


325 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page