top of page
Foto do escritorThais Christina Cunha

Conceitos primários para a instrumentação, hoje cinemática.

Conceitos primários para a instrumentação


Dando continuidade às publicações dos conceitos e definições que adotamos para melhor compreensão das postagens, hoje iremos abordar conceitos que se referem à cinemática utilizada pelos instrumentos, tanto manuais quanto automatizados para que tenhamos uma melhor efetividade na nossa instrumentação. Queremos deixar claro que os termos podem variar entre as diversas escolas por não existir termos padronizados


Cinemática


Definição

É o movimento realizados pelos instrumentos endodônticos no interior dos canais radiculares e está intimamente relacionado à configuração da parte ativa da lima.


Importância:

O conhecimento das características relacionadas aos instrumentos possibilita se obter o melhor de cada um deles, otimizando o desenvolvimento dos procedimentos terapêuticos, além de diminuir os riscos operacionais decorrentes do seu uso: formação de degraus, perfurações, desvios, fraturas, entre outros.


Cinemática dos instrumentos:


Limas Manuais:

  1. Kerr: são instrumentos produzidas com aço inoxidável e que possuem a parte ativa em forma de espiral de passos curtos. Elas possuem a Função de Exploração, Alargamento e Limagem dos canais radiculares. Para obtenção de melhores resultados no processo de alargamento, insere- se a lima no interior do conduto e realiza-se movimentos de vai e vém, ou seja, rotações de 1/4 a 1/2 de volta. Já no processo de limagem, introduz o instrumento no interior do conduto, pressiona contra as paredes, removendo, movimentos curtos, a dentina contaminada.

  2. Hedströen: são instrumentos também confeccionados com aço inoxidável mas, diferentemente das limas Kerr, elas possuem a parte ativa em forma de cones superpostos. Ela atua de forma efetiva na realização do desgaste dos terços cervical e médio, na regularização das paredes dos canais e remoção de resíduos dos canais. No processo de limagem, realiza-se o movimento de introdução do instrumento no interior do conduto, pressiona contra as paredes, removendo, movimentos curtos, a dentina contaminada. Seu designer não possibilita o deslocamento rotacional, que favorecia o embricamento, travamento e fratura da lima.


Limas Automatizadas:

São limas fabricadas com liga de niquel-titânio, que confere aos instrumentos características como Superelasticidade (SE), Efeito Memória (EMF), Compatibilidade biológica, Resistência à corrosão, 2 a 3 vezes maior flexibilidade que o aço inoxidável, fatores que possibilitaram a sua utilização em motores.

  1. Movimento Rotatório: nessa cinemática, o movimento rotacional é de 360º contínuo, podendo ser no sentido horário ou anti-horário, dependendo do designer lima, ou seja, da direção da lâmina de corte do instrumento. Para a utilização desses sistemas, a programação do torque (força para o corte) e velocidade devem ser programadas no motor de acordo com a indicação de cada fabricante.

  2. Movimento Oscilatório: nessa cinemática, o movimento alternado proporciona ao instrumento uma variação de amplitude no sentido horário e anti-horário. Ele pode ser realizado de forma Recíproca ou Simétrica, normalmente oscilando 90º para direita e 90º para a esquerda sucessivamente ou Não-reciproca ou Assimétrica, com deslocamento mecânica usando direções bidirecionais desiguais no sentido horário / anti-horário, como 170º/50º, dando maior intensidade para a direção da lâmina de corte do instrumento.


Cinemática das limas Endodônticas
Cinemática das limas Endodônticas

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page