Introdução.
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do hipoclorito de sódio (NaOCl) criotratado e aquecido na dor pós-operatória em pacientes com pulpite irreversível sintomática e periodontite apical sintomática.
Métodos
Sessenta e seis indivíduos com escores de dor pré-operatória ≥ 54 mm na Escala Visual Analógica de Dor de Heft Parker (HP-VAS) diagnosticados com pulpite irreversível sintomática e periodontite apical sintomática conforme as diretrizes da AAE em molares mandibulares foram incluídos. A preparação do acesso e os canais radiculares foram instrumentados e irrigados de acordo com um protocolo padrão. Com base na temperatura do irrigante final, os canais radiculares foram então aleatoriamente designados para três grupos e 3% de NaOCl foi irrigado: Controle (a 25 °C), NaOCl frio (2 °C) e NaOCl morno (60 °C) (n = 22/grupo). O tratamento do canal radicular foi concluído na mesma visita. A avaliação da dor pré e pós-operatória em 6, 24, 48 e 72 horas foi conduzida usando HP-VAS, e o consumo de analgésico foi anotado. Testes estatísticos adequados foram usados para analisar os dados.
Resultados
Em comparação com os outros dois grupos, o grupo NaOCl frio teve uma pontuação HP-VAS menor em todos os intervalos de acompanhamento. Entre os grupos, houve uma diferença estatisticamente significativa nas pontuações de dor pós-operatória em 6 e 72 horas (p < 0,05). Nenhum dos sujeitos sentiu qualquer desconforto pós-operatório em 72 horas no grupo controle e NaOCl frio.
Conclusão
Pacientes tratados com NaOCl frio como irrigante final apresentaram dor pós-operatória significativamente menor em 6 horas quando comparados à temperatura ambiente e NaOCl aquecida.
Importância do artigo sobre o Hipoclorito de sódio.
Este artigo apresenta uma informação muito importante: a temperatura do hipoclorito de sódio (NaOCl) influencia na dor pós-operatória. Quanto mais baixa a temperatura do NaOCl, menor é o risco de dor após o procedimento. Portanto, ao reduzir a temperatura da solução de NaOCl, podemos diminuir a dor pós-operatória.
Além disso, a diminuição da temperatura do NaOCl aumenta a flexibilidade das limas de níquel-titânio (NiTi). Isso torna o uso das limas mais seguro e reduz o risco de fraturas durante o tratamento endodôntico. Quer saber mais sobre este fenômeno sobre a temperatura clique aqui.
Como executar:
Coloque o hipoclorito de sódio na concentração que irá utilizar em copos descarteveis de 50 ml e coloque no congelador da geladeira tampado com filme-plástico e aguarde 4 horas. Antes de usar é só retirar da geladeira 10 minutos antes do procedimento.
Enquanto tiver hipoclorito de sódio na forma sólida a temperatura estará proxima a 2 graus positivos. Justamente na temperatura ideal para se ganhar flexibilidade do instrumento.
#Endodontia #endotoday #DentistaEndodontista #TratamentoDeCanal #EspecialistaEmEndodontia #EndodontiaBrasil #CanalRadicular #EndodontiaAvançada #MicroscopiaEndodôntica #EndodontiaModerna #ClínicaDeEndodontia