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Comparação da resistência à torção de 4 instrumentos diferentes de glide path.

Neste artigo iremos discutir a resistência a torção das limas de glide path. A resistência a torção de um instrumento significa a resistência do instrumento frente de pressão contraria a sua rotação, quanto maior foi essa resistência menor a probalidade de fratura do instrumento.





Introdução:

O presente estudo teve como objetivo comparar a resistência à torção das limas para confeccionar o glide path.

  • Mtwo (VDW, Munique, Alemanha)

  • O novo sistema Rotate (VDW, Munique, Alemanha)

  • A ProGlider (Dentsply Sirona, Ballaigues, Suíça) e

  • R- Pilot (VDW).


Métodos:


As limas Mtwo (10 / .04), ProGlider (16 / .02), R-Pilot (12.5 / .04) e Rotate (15 / .04) glide path foram comparados em relação à resistência à torção, que foi testada usando um dispositivo de teste especialmente projetado (N = 20). Os dados obtidos foram analisados ​​estatisticamente ao nível de significância de 5% por meio da análise de variância unilateral e do teste post hoc de Tukey. As superfícies dos fragmentos e os instrumentos separados foram examinados com ampliação de × 50, × 100 e × 1000 sob um microscópio eletrônico de varredura.


Resultados:


O grupo R-Pilot apresentou o maior valor de força torcional entre todos os grupos (P <0,05), enquanto não houve diferença significativa entre os valores de força torcional dos grupos Mtwo e ProGlider (P> 0,05). O grupo Rotate teve a menor força de torção entre todos os grupos (P <0,05). O grupo Mtwo apresentou o menor ângulo de rotação entre todos os grupos (P <0,05).


Então o ranking de resistência a torção foi:

  1. R-Pilot

  2. Mtwo e Proglider

  3. Rotate


Conclusões:


Embora a lima R-Pilot glide path tenha exibido a maior força de torção em todos os grupos, o Rotate apresentou o maior ângulo de rotação representando melhor corte.

As diferenças na resistência à torção dos instrumentos podem estar associadas aos seus métodos de fabricação e características de projeto.


Opinião da Endotoday


Neste artigo foi abordado a resistência de fadiga por torção uma vez que as limas para o glide path são delgadas e com isso tem uma resistência a fadiga cíclica muito alto. Por outro lado, fica evidente que quanto menor o raio do instrumento, menor a resistência a fadiga por torção, neste contesto as limas de glide path, é muito mais importante saber o seu limite de fadiga por torção do que a fadiga cíclica.

O artigo confirmou a sensação que temos na clínica que algumas limas de glide path são mais sujeitas a fratura do que outras. Muito raramente vemos uma lima R-Pilot fraturar mas já mais comum com a Proglider, mas não sabíamos o por que? Que ficou claro com este artigo pois as limas que observamos a sua fratura na clínica coincidem com as limas que tem menor resistência a fadiga por torção. E vem confirmar a excelente qualidade da lima R Pilot no preparo do glide path.







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