top of page
Foto do escritorEndotoday

Comparação da TruAnamoty em relação a extrusão de material para o periapice.






Introdução


Este estudo baseado em laboratório teve como objetivo investigar a quantidade quantitativa de detritos extruídos ​​apicalmente de canais radiculares severamente curvados e o tempo de preparação para o novo sistema rotativo TruNatomy (TN; Dentsply Sirona, Charlotte, NC) em comparação com Reciproc Blue (RCB; VDW Dental, Munique, Alemanha), sistemas rotativos HyFlex (HyFlex Controlled Memory [HCM; Coltene / Whaledent, Altstatten, Suíça] e HyFlex EDM [HEDM, Coltene / Whaledent]) e ProTaper Next (PTN; Dentsply Maillefer, Ballaigues, Suíça).


Métodos


Cem dentes humanos molares inferiores com curvatura acentuada do canal mésio-vestibular (25 ° –45 °) foram incluídos no presente estudo. Os espécimes foram distribuídos aleatoriamente em 5 grupos balanceados ( n = 20): TN, RCB, HCM, PTN e HEDM. A quantidade de detritos extruídos para cada grupo durante a instrumentação à temperatura corporal foi coletada em um tubo Eppendorf. Após a dessecação, foram calculados os pesos médios dos detritos para cada grupo. O tempo total de preparação para cada grupo também foi registrado. Os dados foram analisados ​​estatisticamente por meio do teste de Kruskal-Wallis com nível de significância P <0,05.


Resultados


Os grupos HCM e HEDM expeliram uma quantidade significativamente maior de detritos do que os outros grupos testados ( P <0,001). TN extruiu a menor quantidade de detritos, mas não foi significativamente diferente em comparação com os grupos RCB e PTN ( P > 0,05). Em termos de tempo de preparo, o grupo TN não apresentou diferença significativa em relação aos demais grupos.


Conclusões


Todos os sistemas de instrumentação jogaram detritos além ápice. TN estava entre os grupos que produziram a menor quantidade de detritos extrusados ​​apicalmente que é clinicamente aceitável. A quantidade de detritos extruídos apicalmente usando o sistema TN foi igual a 2 sistemas populares e estatisticamente significativamente menor do que 2 outros sistemas populares estudados.


Análise do Grupo Endotoday.


Este trabalho é muito elucidativo pois deixa bem claro que qualquer sistema de instrumentação pode empurrar raspas de dentina contaminada para a região de periápice. E os sistema com menor conicidade a possibilidade de jogar raspas além apice são menores porém são sistemas que instrumentam pouco correndo o risco de nem remover a zona crítica de contaminação.

31 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page