top of page
Foto do escritorEndotoday

Comparação do poder de limpeza entre GentleWave e Ultrassom.




Introdução

Este estudo avaliou a eficácia do Sistema GentleWave (GWS) e irrigação ultrassônica passiva (PUI) na remoção do ácido lipoteicóico (LTA) de E. faecalis que é um importante fator de virulência das bactérias Gram - positivas de canais radiculares infectados com técnicas de instrumentação minimamente invasiva (MIT) e convencional (CIT).

Métodos

Sessenta primeiros pré-molares superiores humanos extraídos foram incluídos. Todos os dentes foram pré-tratados com a dentina e inoculados com LTA preparado a partir de Enterococcus faecalis .

Primeiramente, doze dentes foram triturados criogenicamente para investigar a viabilidade da recuperação intrarradicular de E. faecalis LTA.

Após, quarenta e oito dentes foram divididos aleatoriamente em grupos:

  1. GWS + MIT,

  2. GWS + CIT,

  3. PUI + MIT,

  4. GWS + CIT

Todos os grupos com 12 amostras.

Os dentes foram instrumentados:

  1. Com lima rotatória Vortex Blue tamanho 15/.04 para MIT

  2. Com Lima rotatória de tamanho 35/.04 para CIT.

As amostras foram coletadas antes (s1) e após um procedimento endodôntico (s2) com pontas de papel estéreis/apirogênicos e após trituradas criogenicamente para análise de LTA intrarradicular (s3). O LTA foi quantificado com o kit LTA ELISA.

Resultados

E. faecalis LTA foi recuperado de 100% das amostras (48/48) em s1. GWS + MIT e GWS + CIT foram os protocolos mais eficazes contra E. faecalis LTA, sem diferença entre eles (p>0,05). PUI + CIT foi mais eficaz que PUI + MIT (p<0,05), mas menos eficaz que GWS + MIT e GWS + CIT (p<0,05). Os grupos GWS mostraram mais canais radiculares com E. faecalis LTA não detectado após o tratamento do que todos os grupos testados.

Conclusões

GWS + MIT e GWS + CIT foram os protocolos mais eficazes contra E. faecalis LTA em canais radiculares infectados.


Opinião da Endotoday:


Este artigo demonstra a superioridade do sistema GentheWave no processo de irrigação do canal radicular podendo promover uma limpeza mais efetiva do canal radicular, inclusive em profundidade pois tanto com um preparo de 15/04 praticamente uma GlidePath foi capaz de remover o LTA dos túbulos dentinário o que não ocorreu com o mesmo grupo do ultrassom e instrumentação 15/04 necessitando ampliar até o 35/04 justificando a necessidade de ampliação apical.

Podemos concluir que :

  1. GentheWave é um sistema eficaz de limpeza dos canais radiculares.

  2. Mesmo com o uso do ultrassom os preparos minimamente invasivos não limpa corretamente o canal radicular.

  3. E a ampliação apical é de fundamental importância para o sucesso na limpeza da zona critica de contaminação.

45 visualizações0 comentário

Коментарі

Оцінка: 0 з 5 зірок.
Ще немає оцінок

Додайте оцінку
bottom of page