Dando continuidade às publicações dos conceitos e definições que adotamos para melhor compreensão das postagens, hoje iremos abordar uma técnica utilizada na Endodontia contemporânea com o intuito de se realizar um procedimento eficiente. Queremos deixar claro que os termos podem variar entre as diversas escolas por não existir termos padronizados.
Conceitos básicos na instrumentação para o sucesso clínico.
Glide Path
Definição:
Pré modelagem, manual ou automatizada, realizada com instrumentos de pequeno calibre e de conicidade progressiva, quando automatizados. preliminar ao preparo do canal radicular e que tem como objetivo reduzir as interferências anatômicas, diminuindo o transporte de componentes indesejados no sentido apical.
Importância:
A realização do Glide Path é de extrema importância ao desenvolvimento do tratamento. Ele auxilia na manutenção da anatomia original do canal, reduz os acidentes operatórios, previne a extrusão apical de detritos, minimiza sintomas intra e pós-operatórios, melhora a trajetória de descida do instrumento; facilita instrumentação; torna os instrumentos automatizados mais seguros; previne fraturas; favorece o preparo dos canais (estreitos e curvos), diminui deformações e desvios.
Como realizar a Neutralização Progressiva
Essa pré formatação (Glide Path) é uma técnica que pode ser realizada de forma manual, convencionalmente desenvolvida através da inserção gradativa (terço a terço) de limas de aço inoxidável #08, #10 e #15, com irrigação abundante a cada troca de instrumento ou, de forma automatizada, após a inspeção do conduto com lima manual #10, terço a terço sob constate irrigação, realiza-se o Glide Path com as limas automatizadas de pequeno calibre e de conicidade progressiva, desenvolvidas para esse finalidade.
Em termos de Glide Path os artigos demonstram que a R-Pilot é a melhor lima para Glide Path.