top of page
Foto do escritorEndotoday

Cone único e Sealapex é uma combinação eficiente?



 

Introdução.


O objetivo deste estudo retrospectivo foi estimar o resultado do tratamento endodôntico não cirúrgico usando cones únicos combinados com um cimento à base de hidróxido de cálcio e identificar os vários fatores prognósticos que influenciam o resultado.



 

Métodos.


Este foi um estudo retrospectivo que envolveu 272 pacientes submetidos à terapia endodôntica de rotina e foram obturados com cones únicos combinados (Dentsply Maillefer, Suíça) e Sealapex como cimento (Sybron-Kerr, EUA). Este estudo envolveu 223 pacientes com 261 dentes que atenderam aos critérios de seleção e reconvocados entre 24 e 84 meses. O desfecho foi categorizado como sucesso (curado/cicatrização clínica e radiográfica) ou insucesso (não cicatrizado clinicamente e/ou radiograficamente). Dois examinadores calibrados avaliaram os resultados do tratamento. Um modelo de regressão logística binomial foi realizado para identificar o efeito de vários fatores prognósticos. O teste do qui-quadrado foi usado para encontrar a associação entre a extrusão do cimento e os escores iniciais do PAI.



 

Resultados


A taxa geral de sucesso foi de 89,7% para um período médio de recuperação de 39,18 (±11,05) meses. Um aumento na idade foi associado a maiores chances de sucesso, enquanto as taxas de sucesso foram reduzidas por um aumento no número de raízes e status de sensibilidade pulpar negativa. Escores iniciais do PAI, presença de trato sinusal pré-operatório, número de visitas e extrusão do cimento não afetaram significativamente o resultado (P>0,05).



 

Conclusão


Dentro das limitações deste estudo, descobriu-se que os dentes obturados com cone único combinado e Sealapex alcançaram taxas de sucesso substanciais. A extrusão do selante não teve nenhum efeito significativo no resultado do tratamento.



 

Opinião Endotoday.


Este artigo demonstra a importância de utilizar um cimento endodôntico biologicamente biocompatível. Mas traz algumas observações importantes:


1) A idade do paciente influência no resultado pois a esclerose dentinária reduz significadamente o número de bactérias dentro do complexo pulpar.

2) A extrusão de material pelo forame NÃO melhora o resultado final no sucesso endodôntico.

3) O Sealapex libera o cálcio permitindo o selamento mineralizado do forame apical ( selamento biológico).



Qual cimento endodôntico você usa no seu consultório?

  • 0%Ah Plus

  • 0%Sealapex

  • 0%Sealer Plus

  • 0%Outros


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page