top of page
Foto do escritorEndotoday

Deu ruim para o AH Plus Bioceramic ?

Atualizado: 10 de out. de 2023


titulo AH plus bioceramic

Introdução:


O objetivo deste estudo foi avaliar as propriedades físico-químicas e biológicas da AH Plus Bioceramic (AHPB; Dentsply Sirona, Charlotte, NC) em comparação com AH Plus (AHP, Dentsply Sirona) e EndoSequence BC Sealer (BC; Brasseler, Savannah , GE).


 

Métodos:


O tempo de presa, radiopacidade, fluxo, solubilidade, liberação de íons cálcio e pH foram avaliados seguindo as diretrizes da ISO. A caracterização da superfície e a constituição química foram avaliadas por microscopia eletrônica de varredura/espectroscopia de energia dispersiva de raios X. O efeito antibacteriano foi testado contra Enterococcus faecalis. A citotoxicidade do selador foi testada usando o ensaio de viabilidade celular XTT. Análise de variância, Tukey e teste t não pareado foram utilizados com nível de significância de 5%.



 

Resultados:


O tempo de presa inicial de AHPB foi menor que AHP e BC (P .0001), enquanto AHP apresentou tempo de presa final menor (P .0001). AHPB foi mais radiopaco que BC (P 5 .0012), mas menos radiopaco que AHP (P 5 .0001). AHPB foi mais solúvel do que AHP (P 0,0001), enquanto nenhuma diferença foi observada entre AHPB e BC (P 0,05). A imersão em solução salina tamponada com fosfato diminuiu a solubilidade de AHPB e BC (P 0,005). A liberação de íons cálcio AHPB foi maior que AHP (P .05), mas menor que BC (P .0001). AHPB teve o maior fluxo seguido por AHP e BC (P . 0,05). Todos os cimentos eram alcalinos e capazes de erradicar E. faecalis. A morfologia da superfície e a composição química de todos os cimentos mudaram após a imersão em água e solução salina tamponada com fosfato. A viabilidade celular para AHPB e BC foi maior que AHP (P 0,0001).


Condições entre os cimentos endodônticos.

Condições entre os cimentos endodônticos.
Condições entre os cimentos endodônticos.


 

Conclusões:


Em conclusão, o AHPB apresentou as propriedades necessárias para ser considerado um bom selador. A alta solubilidade dos selantes AHPB e BC ainda é uma preocupação, pois pode impactar negativamente na qualidade da obturação.



 

Opinião da Endotoday:


Os cimentos biocerâmicos serão o futuro da endodontia em propriedades biológicas promovendo uma reparação apical inclusive promovendo o selamento biológico mas por enquanto devido a sua alta solubilidade os cimentos biocerâmicos estão mais próximos do curativo de demora do que um cimento obturador.


127 visualizações1 comentário
bottom of page