Introdução
Este estudo teve como objetivo investigar o efeito da extrusão não intencional do cimento AH Plus no resultado do tratamento e retratamento não cirúrgico do canal radicular em dentes com periodontite apical (PA) em comparação com dentes com PA e sem extrusão do cimento no seguimento de 1 ano.
Métodos
Em um estudo retrospectivo de caso-controle realizado de setembro de 2016 a setembro de 2021, foram incluídos dentes que apresentavam sinais clínicos e radiográficos de PA antes do tratamento. O estudo foi composto por 2 grupos: grupo extrusão do cimento AH Plus ( n = 60): tratamento endodôntico inicial ou retratamento não cirúrgico com extrusão apical não intencional do cimento AH Plus; e nenhum grupo de extrusão do selante AH Plus ( n = 60): foram submetidos aos mesmos tipos de tratamento sem extrusão do cimento. Fatores adicionais, incluindo sexo, idade, tipo de dente, localização do dente e tipo de tratamento, foram registrados como potenciais preditores de resultados. No acompanhamento de 1 ano, os dentes foram avaliados clínica e radiograficamente, e os resultados foram classificados como favoráveis (cicatrização/cicatrização) ou desfavoráveis (incerto/não cicatrização). Análises estatísticas, como teste do χ 2 , regressão logística e teste U de Mann-Whitney , foram empregadas para análise dos dados.
Resultados
Um resultado favorável foi observado em 88,4% e 85% dos casos dos grupos com extrusão do cimento AH Plus e sem extrusão do cimento AH Plus, respectivamente. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos em termos de resultados ( P > 0,05) quando analisados categoricamente ou ordinalmente. Das variáveis independentes, o retratamento não cirúrgico apresentou menor cicatrização da AP em ambos os grupos.
Casos com cimento endodôntico AH Plus
Conclusões
A extrusão não intencional do cimento AH Plus não afetou a cicatrização do PA. No entanto, o tratamento endodôntico inicial mostrou melhor cicatrização do PA do que o retratamento não cirúrgico na presença da extrusão do cimento AH Plus. Os preditores de resultados analisados não tiveram efeito no resultado do tratamento.
Opinião da Endotoday.
O estudo em questão teve como objetivo investigar o impacto da extrusão não intencional do cimento AH Plus no resultado do tratamento e retratamento não cirúrgico de canais radiculares em dentes com periodontite apical (PA) em comparação com dentes com PA, mas sem extrusão do referido cimento, ao longo de um período de 1 ano.
Esses resultados sugerem que a extrusão do cimento AH Plus não é um fator crítico na eficácia do tratamento endodôntico, mas o tipo de tratamento (inicial ou retratamento) desempenhou um papel importante na cicatrização da periodontite apical. Isso pode ser relevante para a prática clínica e fornecer informações úteis para os profissionais de endodontia.
No entanto, quando ocorre a extrusão do material obturador, esse material impede a formação do selamento biológico. Se houver uma infiltração coronária, que ocorre mesmo com o melhor cimento endodôntico, o puff permitirá a contaminação da região periapical.
#endodontia #odontologia #endodontics #dentista #dentistry #brasil #endolovers #odonto #endodontiamicroscopica #tratamentodecanal #endo #dentistas #saopaulo #sp #endodoncia #endodontic #dentist
#endodontiabrasil #endodontiauberlândia #endodontiaportovelho #aorp74anos #dicasendodonticas #unaerp #ufu #unitri #faculdadepitágoras #uniube #uspribeirao #faculdadeestácio