top of page
Foto do escritorEndotoday

Fratura de instrumentos endodônticos: Causas e prevenção. Parte 02.


Dando continuidade do post da semana passada.


Design do Instrumento.


Foi demonstrado que quando os instrumentos são submetidos a cargas de flexão e torção, sua área de seção transversal e desenho podem afetar sua resistência à fratura.


Secção transversal e design.


Foi demonstrado que aumentar o diâmetro e a seção transversal de uma lima fornece maior resistência à falha de torção, mas, inversamente, reduz a resistência fadiga de ciclíca. Secção tranversal também pode ser um fator importante no que diz respeito à incidência de fraturas. Os instrumentos triangulares do ProTaper foram comparados com instrumentos ProFile em forma U e foi demonstrado que a distribuição de tensões era menor e mais uniformemente distribuída nos instrumentos ProTaper. No entanto, este o resultado pode ser confundido por diferenças de conicidades dos instrumentos; a lima ProTaper sendo de conicidade variável e o ProFile de conicidade fixa. Além disso, também foi sugerido que, embora o design da forma em U e a área transversal menor resultante do ProFile tenham conferido mais flexibilidade do que o design triangular, ele era mais fraco quando exposto a tensões de torção. Em termos de instrumentos com "radial land" e sem "radial land", parece não afetar a resistência à fadiga de instrumentos do mesmo tamanho.

Curiosamente, embora tenha foi sugerido que a configuração da seção transversal tem pouca influência na resistência à fadiga de instrumentos de NiTi feitos de fio convencional um estudo relatou que um design triangular e quadrado de instrumento NiTi feito de "fio de memória controlada" demonstrou resistência à fadiga cíclica significativamente diferentes.


Conicidade e tamanho do instrumento.

Uma maior incidência de fratura e distorção em instrumentos NiTi menores foi registrada em uma série de estudos in vitro. Certos investigadores concluíram que instrumentos menores são mais suscetíveis a falhas de torção do que instrumentos maiores e recomendaram que arquivos pequenos (por exemplo, tamanho 20 conicidade 04, principalmente as limas para glidepath) sejam considerados como um instrumento de uso único, tal é a probabilidade de distorção. Por outro lado, um grande estudo clínico relatou que o maior número de falhas de instrumentos ocorreram ao usar limas de diâmetro maior, sugerindo que limas maiores, mais rígidas, sofreram maior estresse durante o uso. Clinicamente, a lógica sugeriria que arquivos menores são mais suscetíveis a distorção, pois são os principais instrumentais envolvidos na negociação e instrumentação inicial do sistema de canal radicular.


Processo de fabricação.


Tradicionalmente, as limas endodônticas de NiTi são "usinadas" a partir de um fio de liga de NiTi liso durante a fabricação. Foi demonstrado que o processo cria uma superfície irregular caracterizada por ranhuras, poços, múltiplas rachaduras e linha de cinzelamento, com o frequência de tais irregularidades aumentando proporcionalmente com a conicidade do instrumento. O processo de fabricação por si só leva ao endurecimento dos instrumentos de NiTi, criando áreas quebradiças. Essas imperfeições superficiais podem atuar como um centro de concentração de tensão, iniciando a formação de rachaduras durante o uso clínico. No em geral, os defeitos de superfície afetam a resistência final do material e têm uma influência importante na resistência à fadiga do instrumento. Como resultado, os fabricantes têm se esforçado para melhorar as propriedades mecânicas das limas, modificando a superfície ou microestrutura da liga durante o processo de fabricação.

Alteração da superfície da liga ou microestrutura.

Uma série de estratégias, incluindo eletropolimento, implantação de íons e torção de limas, foram investigadas na tentativa de aprimorar as características dos instrumentos de NiTi, melhorando assim sua flexibilidade, resistência à fadiga e eficiência de corte (Tabela 1).




Eletropolimento.

O eletropolimento altera a composição da superfície da lima NiTi, criando uma camada de óxido homogênea, com uma redução associada nos defeitos e tensões superficiais, o que se afirma resulta em maior resistência à corrosão do NiTi e resistência à fratura. Comercialmente os sistemas de limas disponíveis incluem BioRace ™ e RaCe ™ (FKG Dentaire, La Chaux-de-fonds, Suíça). Certos estudos relataram especificamente uma resistência significativamente melhorada à fadiga de flexão e melhores propriedades de torção após eletropolimento; Contudo, isso não foi universalmente demonstrado. Curiosamente, também foi mostrado que a composição de superfície melhorada do NiTi após o eletropolimento tornou o instrumento mais resistente aos efeitos da solução de hipoclorito de sódio (NaOCl) . No entanto, os efeitos positivos do eletropolimento são inconsistentes e parecem alterar em magnitude com fatores como o design do instrumento, tipo e, em particular, a área da seção transversal.

Implantação iônica A implantação de argônio, boro, nitrogênio em instrumentos manufaturados foi investigado em uma tentativa de melhorar as características de superfície de instrumentos NiTi e, assim, aprimorar as propriedades mecânicas, como flexibilidade, dureza de superfície e resistência à fadiga cíclica. A implantação iônica demonstrou ser promissora na melhoria das características mecânicas de certas limas NiTi in vitro, contudo essas técnicas são experimentais, não são econômicas e atualmente não são implementadas pelos fabricantes.


Tratamento Térmico.


Este processo é potencialmente promissor na metalurgia de liga de NiTi. É teorizado que o uso de tratamento térmico apropriado - transformando a liga em uma estrutura de fase cristalina ligeiramente alterada - para alcançar o controle da microestrutura, pode ser usado como um método de custo efetivo para a criação de instrumentos de NiTi com flexibilidade superior e resistência à fadiga. Tratamento térmico fortemente afeta a propriedade da superelasticidade e as características de memória de forma, resultando no desenvolvimento de instrumentos que não têm memória ou mais sim "memória controlada", aonde o instrumento se "lembra"da última forma em que foi moldado (por exemplo, HyFLEX ™ CM; Coltène / Whaledent, Inc., Cuyahoga Falls, OH, EUA) com isso há um aumento da resistência à fadiga cíclica, tornando o instrumento mais seguro na sua utilização.


Recomendações para a prevenção de fraturas de instrumentos.

Vários dos fatores que contribuem para a fratura de lima, particularmente de limas NiTi, podem ser minimizados pela implementação de diretrizes de prevenção. As medidas preventivas não apenas reduzem a probabilidade de fratura, mas também evitam a necessidade de difíceis decisões de manejo e conversas inadequadas com o paciente.

As recomendações a seguir foram sugeridas para o uso de sistemas de arquivos NiTi:

  1. Certifique-se de treinamento adequado e proficiência no sistema NiTi de escolha antes do uso clínico, praticando dentes extraídos ou blocos de resina.

  2. Faça o glidepath. (lima K, tamanho 10-15 ° , Proglider, Waveone Gold Glide, Scout para garantir o acesso desimpedido ao canal radicular, antes do uso de limas NiTi mais estreitas.

  3. Empregar uma técnica de instrumentação coroa-apice para garantir acesso em linha reta ao canal radicular. Faça o preparo cervical antes.

  4. Use motor elétrico com velocidade e torque nas configurações recomendadas pelo fabricante.

  5. As limas NiTi devem ser usadas em movimento constante usando uma pressão suave para evitar colocar forças de torção excessivas no instrumento

  6. Evite acionar ou desabilitar o modo de reversão automática ou desabilitar o recurso de reversão automática no motor, pois isso aumenta o risco de fadiga por torção.

  7. Se não for obrigado a adotar uma política de uso único considere adotar um política pessoal para evitar o uso excessivo do instrumento.

  8. Instrumentos usados ​​em particular morfologia de raiz desafiadora devem ser considerados para substituição precoce ou descarte

  9. Deve-se evitar o uso de limas rotativas em canais abruptamente curvos ou dilacerados, de preferencia a sistemas oscilatórios não recíprocos com instrumentos com controle de memória.


Conclusão.


  1. Embora, seja geralmente percebido que as limas NiTi fraturam mais comumente do que as de aço inoxidável, desde que as limas NiTi sejam usadas com cautela, a incidência de fratura parece ser comparável.

  2. Medidas preventivas, incluindo a experiência do operador em um sistema, seleção de casos, limitação da reutilização de instrumentos, a técnica do operador foram relatados para diminuir a incidência de fratura.

  3. Embora o impacto relatado da esterilização por calor na fratura da lima NiTi seja contraditório, parece que o uso repetido pode reduzir a resistência à fadiga por flexão e o torque necessário para induzir a falha. Portanto, em uma situação ideal, o uso único ou limitado de arquivos é recomendado.

  4. A modificação da superfície do fio de NiTi por eletropolimento resultou em estudos relatando uma resistência à fadiga cíclica melhorada e um limiar aumentado de falha de torção. Outras modificações de superfície, como a implantação de íons, foram propostas como técnicas futuras para aumentar ainda mais as propriedades mecânicas do arquivo. No momento, os benefícios relatados associados a essas modificações não são universais

  5. As modificações do fabricante durante a construção da lima NiTi, incluindo tratamento térmico por exemplo, produziram flexibilidade aprimorada, eficiência de corte e maior resistência à fadiga, enquanto reduzem a falha de torção.

  6. A maior parte da literatura atual sobre limas fraturadas é de natureza in vitro, exibindo uma ampla gama de metodologias com resultados conflitantes. Isso torna a comparação entre estudos e conclusões claras difícil.

  7. Atualmente, não existe uma padronização internacional para certos testes de propriedades mecânicas, como os testes de fadiga cíclica. Isso precisa ser corrigido para melhorar a homogeneidade dos dados e facilitar a comparação pronta entre os estudos.

  8. Um conflito de interesses parece comum em alguns estudos com representantes comerciais de certos sistemas também relatando seus benefícios na literatura.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page