top of page
Foto do escritorEndotoday

Impacto da abertura coronária conservadora no preparo e restauração dos D.T.E.






Introdução

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto das cavidades endodônticas conservadoras (CECs) no preparo do canal radicular, restauração e comportamento biomecânico de dentes preparados com diferentes sistemas de modelagem e materiais restauradores.

Métodos

Noventa pré-molares superiores com raiz bifurcada foram pareados com base na morfologia e atribuídos aleatoriamente a um grupo controle ( n = 10) ou 1 dos seguintes grupos experimentais ( n = 40): cavidade endodôntica tradicional e CEC. Os dentes foram subdivididos de acordo com a instrumentação ( n= 10) como segue: ProTaper Universal (Dentsply Maillefer, Ballaigues, Suíça), Reciproc (VDW GmbH, Munique, Alemanha), Reciproc Blue (VDW GmbH) e Hyflex EDM (Coltene / Whaledent, Altstätten, Suíça). Após a obturação do canal, os dentes foram restaurados com material temporário, compósito convencional, compósito bulk fill regular ou bulk fill flow combinado com compósito convencional. Antes e depois do preparo e após a obturação, os dentes foram escaneados por meio de imagem micro-tomográfica computadorizada. Foram avaliados o transporte do canal (TC), a porcentagem de superfícies do canal intocadas (UCSs), espaços vazios na restauração (VRs) e material de preenchimento residual na câmara pulpar. A análise de elementos finitos, a resistência à fratura e o padrão de falha foram registrados.

Resultados

Os CECs tiveram maior CT, porcentagem de material obturador e VRs em comparação com as cavidades endodônticas tradicionais ( P <0,0001). Os maiores CT e UCSs foram observados no CEC com ProTaper Universal. O fluxo de preenchimento em massa combinado com o compósito convencional mostrou uma porcentagem menor de VRs em comparação com outros materiais restauradores ( P <0,05). A análise de elementos finitos, resistência à fratura e padrão de falha revelaram comportamentos semelhantes em todos os grupos ( P > 0,05).

Conclusões

CECs tiveram um impacto negativo na centralização do canal radicular, UCSs, limpeza da câmara pulpar e porcentagem de VRs. Os instrumentos de memória controlada foram os mais adequados para o preparo do canal radicular dos CECs. A cavidade endodôntica não influenciou o comportamento biomecânico dos dentes restaurados.


Análise do Grupo Endotoday.


As abertura coronárias conhecidas nas redes sociais como abertura tipo ninja não trazem nenhum beneficio que justifique a sua utilização, aliás somente complica o tratamento endodôntico e sua qualidade.


48 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page