top of page
Foto do escritorEndotoday

Inter-relação entre lesão periapical e distúrbios metabólicos sistêmicos.



Continuando a nossa serie sobre a redução da expectativa de vida do nosso paciente hoje vamos falar das inter-relação entre as lesões periapicais e distúrbios metabólicos sistêmicos.


A periodontite periapical, também conhecida como lesão periapical, é uma doença dentária comum, juntamente com a periodontite (doença gengival).A periodontite periapical é uma doença inflamatória crônica, causada por infecção endodôntica, e seu desenvolvimento é regulado pela resposta imune / inflamatória do hospedeiro.Os distúrbios metabólicos, que são amplamente dependentes do estilo de vida, como hábitos alimentares, têm sido interpretados como uma inflamação sistêmica de baixo grau "desencadeada metabolicamente" e podem interagir com a periodontite periapical, desencadeando a modulação imune. O sistema imunológico do hospedeiro é, portanto, considerado o mecanismo fundamental comum de ambas as condições da doença.


Em uma artigo publicado em 2016, sobre o titulo de "Interrelationship Between Periapical Lesion and Systemic Metabolic Disorders", aonde revisaram mais de 200 artigos para discutir a inter-relação entre lesões periapicais e distúrbios metabólicos, incluindo diabetes mellitus tipo 2, hipertensão e doenças hepáticas gordurosas não alcoólicas (DHGNA), e seus antecedentes patológicos comuns em imunologia / osteoimunologia e biologia de citocinas. Um estado inflamatório elevado causado por distúrbios metabólicos pode afetar o resultado clínico das lesões periapicais e interferir na cicatrização de feridas após o tratamento endodôntico. Embora sejam necessários estudos clínicos bem desenhados, lesões periapicais parecem afetar a sensibilidade à insulina e agravar a esteato-hepatite não alcoólica.



Os distúrbios metabólicos são dependentes da inflamação sistêmica de baixo grau causada pela resposta imune metabolicamente desencadeada. A elevação de citocinas pró-inflamatórias (como IL-1 e TNF-α) é a condição chave no desenvolvimento de distúrbios metabólicos. Além disso, distúrbios metabólicos impactam sistemática e / ou localmente as citocinas reguladoras ósseas. As terapias com citocinas anti-inflamatórias serão uma opção potencial no controle do diabetes tipo 2 e provavelmente outros distúrbios metabólicos. Por outro lado, a principal causa de lesões periapicais é a infecção endodôntica. A resposta imune desencadeada por PAMPs induz citocinas pró-inflamatórias e subsequente patose periapical, incluindo inflamação crônica e destruição óssea. A principal causa de lesões periapicais não se sobrepõe a distúrbios metabólicos. No entanto, em termos de biologia de citocinas, a regulação imune mediada por citocinas é o mecanismo fundamental comum que liga lesões periapicais e distúrbios metabólicos. Embora não seja definitivo, alguns estudos sugerem que a inflamação periapical piora o distúrbio metabólico. Dados os fracos resultados do tratamento endodôntico em pacientes com diabetes tipo 2 e o potencial benefício do tratamento no controle da sensibilidade à insulina, a pesquisa e o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas são essenciais para regimes de tratamento mais eficazes para os canais radiculares infectados.


Existe elementos plausíveis sobre esta interação comprometendo a saúde sistêmica do paciente por causa de infecções endodônticas não tratadas.


Artigo original, clique no item abaixo.



118 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page