top of page
Foto do escritorEndotoday

Irrigação endodôntica final com remoção de Ca(OH)2 aprimorado com etanol a 70% do terço apical.

Introdução

O objetivo deste estudo foi avaliar a limpeza das paredes do canal radicular e túbulos dentinários após a tentativa de remoção do curativo de hidróxido de cálcio com diferentes soluções irrigantes e o uso de irrigação não ativada ou irrigação ultrassônica passiva (PUI).


Métodos

Após a instrumentação do canal radicular, 80 dentes unirradiculares foram obturados com hidróxido de cálcio misturado com propilenoglicol e corante rodamina B 0,1% e inseridos em canais com uma espiral de Lentulo. O curativo de hidróxido de cálcio foi inicialmente removido com 10 mL de solução salina e reinstrumentado com a lima mestre apical. Em seguida, as amostras foram distribuídas aleatoriamente em 8 grupos experimentais ( n= 10) de acordo com a solução irrigante com ou sem PUI: hipoclorito de sódio 2,5%, ácido etilenodiaminotetraacético 17% + lauril éter sulfato de sódio 1,25% (EDTA-T), ácido fosfórico 37% ou etanol 70%. Uma lavagem final com 5 mL de solução salina foi realizada. A porcentagem de paredes do canal radicular limpas e a profundidade dos túbulos dentinários limpos foram medidas com imagens de microscopia confocal de varredura a laser. Os grupos foram comparados usando o teste de análise de variância de 2 vias com o teste post hoc de Bonferroni para análise de profundidade e o teste post hoc de Kruskal-Wallis com Dunn para a análise de perímetro.


Em seguida, as amostras foram distribuídas aleatoriamente em oito grupos experimentais (n = 10), de acordo com a solução e método de irrigação:

  1. NaOCl / NAI– 6 mL NaOCl 2,5% por 3 minutos;

  2. NaOCl / PUI - 6 mL de NaOCl 2,5% dividido em 3 aplicações de 2 mL, ultrassonicamente ativado a cada vez por 1 minuto;

  3. EDTA-T / NAI - 6 mL de EDTA-T 17% por 3 minutos;

  4. EDTA-T / PUI - 6 mL de EDTA-T 17% dividido em 3 aplicações de 2 mL, ativadas por ultrassom cada tempo de 1 minuto;

  5. Ácido fosfórico / NAI - 6 mL de ácido fosfórico a 37% por 1 minuto e 30 segundos;

  6. Ácido fosfórico / PUI - 6 mL de ácido fosfórico a 37% dividido em 3 aplicações de 2 mL, por ultrassom ativado cada vez por 30 segundos;

  7. Etanol / NAI - 6 mL de etanol 70% por 3 minutos;

  8. Etanol / PUI - 6 mL de etanol 70% dividido em 3 aplicações de 2 mL, ativado ultrassonicamente a cada vez por 1 minuto


Resultados

A irrigação com etanol 70% apresentou uma porcentagem significativamente maior de paredes do canal radicular limpas e uma maior profundidade de túbulos dentinários limpos quando comparada com a irrigação com hipoclorito de sódio 2,5% e EDTA-T 17% para ambos os métodos de irrigação ( P <0,05). Não foram observadas diferenças entre os protocolos de irrigação não ativada ou PUI ( P > 0,05).


Conclusões

O presente estudo demonstrou que o etanol 70% aumentou a remoção de hidróxido de cálcio do terço apical da raiz quando comparado com NaOCl 2,5% ou EDTA-T 17%. Irrigação com ácido fosfórico a 37% mostrou remoção de hidróxido de cálcio comparável a todos os grupos testados. No entanto, irrigação ultrassônica passiva não aumentou a remoção do hidróxido de cálcio quando comparado à irrigação não ativada.


Artigo publicado no Journal Of Endodontic Clique aqui

46 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page