Objetivo:
Comparar a intensidade da dor pós-operatória após tratamento endodôntico de dentes assintomáticos com uso de ultrassom (UAI) ou irrigação ativada por laser (LAI).
Metodologia:
Neste ensaio clínico randomizado, cinquenta e seis pacientes com um dente assintomático com necessidade de tratamento de canal radicular foram selecionados. Após o preparo quimio-mecânico do canal com instrumentos rotatórios e irrigação com NaOCl, os dentes foram divididos aleatoriamente em dois grupos e os pacientes foram "cegados" quanto ao protocolo final de irrigação.
No grupo UAI (n = 28), a ativação 60s com ponta Irrisafe foi feita por canal.
No grupo LAI (n = 28), o NaOCl foi ativado com laser Er: YAG pulsado (2940 nm), equipado com ponta cônica, com ajustes de 50 µs, 20 mJ a 15 Hz por 60 s.
Os pacientes registraram a intensidade da dor 6, 24, 48 e 72 h após o tratamento em uma escala visual analógica (VAS) de 100 mm, bem como o consumo de analgésico. Os níveis e a incidência de dor foram comparados entre os grupos usando o teste U de Mann-Whitney e o teste do qui-quadrado.
Resultados:
Em geral, a intensidade média da dor pós-operatória foi baixa, com a maioria dos pacientes sem dor ou com dor mínima 24 horas no pós-operatório. Às 6 horas de pós-operatório, a intensidade e a incidência da dor foram significativamente maiores no grupo UAI em comparação com o grupo LAI (P <0,05). Para os outros intervalos de tempo, não foram encontradas diferenças significativas na incidência ou intensidade da dor pós-operatória. A frequência de ingestão de analgésicos não diferiu significativamente entre os dois grupos. Nenhum dos métodos de ativação resultou em quaisquer efeitos adversos.
Conclusões:
A irrigação ultrassônica e ativada por laser resultou em níveis baixos e comparáveis de dor pós-operatória em pacientes assintomáticos que receberam tratamento de canal radicular.
Opinião da Endotoday:
Este trabalho vem demostrar a segurança da irrigação continua com o ultrassom (C.U.I.) muitas vezes negligenciada pelos profissionais e especialistas em endodontia. Sabemos que a irrigação ultrassônica é uma das mais eficientes para a limpeza dos canais radiculares e podemos acrescentar o laser principalmente com as terapias foto-dinâmicas que vamos apresentar nos próximos posts.
Comments