top of page
Foto do escritorEndotoday

Plug Apical com MTA.

Quanto um paciente jovem sofre um trauma dental por ser jovem a tábua óssea é frágil e temos uma alta incidência de avulsão dental.

Com o rompimento do feixe vasculo-nervoso a formação da raiz está comprometida tornado necessário a intervenção endodôntico para induzir a apiceficação, que pode ser feita mediata, imediata ou a revasculação.

Neste caso que vamos apresentar realizamos a técnica de plug apical com M.T.A.


Paciente de 24 anos que sofreu trauma quanto tinha 9 anos e fez um tratamento endodôntico na época porem sem a sua conclusão e chegou para o tratamento nesta condição.



Radiografia inicial.
Radiografia inicial.

O dente 21 apresenta com radiolucência, ápice não esta completamente formado e com um canal muito amplo indicando a necrose pulpar precoce pois não houve a formação do interior da raiz. Como o paciente não apresentava nenhum quadro de dor o diagnóstico foi indicativo de periodontite apical assintómatica.

Porém o paciente gostaria de resolver a questão estética com a colocação de uma lente de contato e neste caso optou pela técnica mediata com a confecção de um plug de M.T.A.


Primeira sessão.


1) Anestesia com Articaína a 4%.

2) Abertura coronária.

3) Isolamento absoluto.

4) Irrigação do terço cervical e médio com ultrassom Opytimus da CVDentus com a ponta T0T-E2 e solução de hipoclorito de sódio a 2,5%.

5) Determinação do comprimento real de trabalho com o localizador eletrônico foraminal.

6) Limpeza do terço apical com o ultrassom Opytimus da CVDentus com a ponta T0T-E2.

7) Limpeza mecânica com a XP-Finisher pois as paredes do canal radicular é muito fina devido a não formação completa da raiz.

8) Aplicação do EDTA.

9) Aplicação de Calen + PMCC e selamento com resina composta.


Segunda sessão.


1) Anestesia com Articaína a 4%.

2) Abertura coronária.

3) Isolamento absoluto.

4) Irrigação do terço cervical, médio e apical com ultrassom Opytimus da CVDentus com a ponta T0T-E2 e solução de hipoclorito de sódio a 2,5%, para remoção do Calen + PMCC.

5) Aplicação de EDTA.

6) Secagem do Canal com agulhas capilarry tips e cone de papel absorvente.

7) Levando o MTA com o sistema de lentulo Sensipast ds FKG.




8) Condensação apical do MTA.



Aplicação do Plug de MTA
Aplicação do plug de MTA.

9) Obturação do terço médio e cervical com guta-percha e cimento endodôntico AH Plus com técnica da condensação lateral ativa.

10) Selamento com resina composta.



Radiografia Final
Radiografia Final

Caso clínico feito pela nossa aluna Natalia Paula Cohen do curso de especialização de endodontia na AHD Ensinos Odontológicos.


bottom of page