top of page
Foto do escritorEndotoday

Posso confiar na hidroxicloroquina para trazer tranquilidade no meu atendimento?

Se fala muito sobre o uso da hidroxicloroquina, como um remédio salvador que quando aplicado mesmo nas fases iniciais poderia salvar o paciente e até mesmo evitar a progressão da doença. Com isso alguns colegas estão me perguntando o porque devo usar tanto EPIs que aumentam o custo operacional ou trazem muito desconfortos como por exemplo o uso de mascara, N95, para quem já ficou algumas horas sabe o desconforto que traz. E aguementam que se forem contaminados com a covid19, basta tomar o protocolo com a base a hidroxicloroquina e pronto não terei a forma grave da doença, será como uma gripizinha qualquer, portanto é inofensivo e há um exagero sobre a doença como muitas autoridades pregam de forma até muitas vezes irresponsáveis. Eu particularmente adoraria ter uma remédio altamente eficaz para termos a nossa vida regular de volta. Mas quatro artigos foram publicados em revistas de prestigio internacional como a The New England Journal of Medicine, The BMJ e JAMA que infelizmente como dissemos no Brasil, jogaram uma pá de cal, ou seja a hidroxicloraquina é ineficiente para combater a Covid19.


O primeiro deles em um estudo randômico de 1446 com covid19 a administração da hidroxicloraquina não foi associada a uma menor ou maior taxa de intubação ou mortes por pacientes. (clique aqui para o artigo).


O segundo foi um estudo 181 pacientes com covid19 em fase inicial sem a necessidade de UTI, o emprego da hidroxicloraquina não alterou o tempo de internação ou evitou complicações decorrente da doença em comparação ao pacientes que não receberam a medicação e os autores argumentaram que pacientes com sintomas incipientes e com melhores prognósticos na admissão não responderam melhor ao uso da hidroxicloraquina.(clique aqui para o artigo)


O terceiro artigo após avaliação de 1438 pacientes tratados com a hidroxicloraquina, azitromicina ou ambos, na região metropolitana de Nova York, não foi associado a uma menor taxa de mortalidade. (Clique aqui para o artigo)


E o último foi um estudo clínico randomizado e controlado que se aplicou nas fases iniciais em 150 pacientes com covid19 a hidroxicloraquina para analisar a taxa de eliminação do vírus. Como conclusão a hidroxicloraquina não alterou a eliminação do vírus e além disto, os efeitos adversos foram maiores em pacientes tratados com a hidroxicloraquina do que nos pacientes não tratados. (Clique aqui para o artigo)


Ninguém quer que a Hidroxicloraquina não funcione mas este trabalhos reforçam que ela pode não ser eficaz para tratar a Covid19 mesmo pacientes com sintomas leves mas não podemos mentir ou iludir as pessoas ou nós mesmos que não funcione ou que funcione em casos raríssimos seja a solução para os nossos problemas. Então caros colegas temos que ser responsáveis em proteger a população e a nos mesmos.


51 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page