top of page
Foto do escritorEndotoday

Radiografia digital versus TCCB, qual é a melhor na detecção das doenças endodônticas.





Introdução:

Avaliar e comparar o desempenho do leitor na interpretação da radiografia digital periapical (PA) e da tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) na detecção de doenças endodônticas, usando um modelo fatorial de resposta livre.


Materiais e métodos:


Um estudo de desempenho do leitor de 2 conjuntos de teste de imagem foi realizado usando um design fatorial de resposta livre, contabilizando as variáveis ​​independentes:

  • tipo de caso,

  • gravidade do caso,

  • tipo de leitor e

  • modalidade de imagem.

Vinte e dois leitores interpretaram 60 imagens PA e 60 CBCT divididas em 5 categorias:

  • doença-sutil,

  • doença-moderada,

  • doença-óbvia,

  • ausência-doença-sutil e

  • ausência-doença-óbvia.

A fração de localização da lesão, a especificidade, as marcas de falso positivo (FP) e a figura de mérito ponderada da característica operacional do receptor de resposta livre alternativa foram calculadas.



Resultados:


CBCT teve maior especificidade do que PA nos casos óbvios de ausência-doença ( P = 0,01) e nenhuma diferença significativa na categoria sutil de ausência-doença. Os valores ponderados das características operacionais do receptor de resposta livre alternativa foram maiores para PA do que CBCT nos grupos de doença sutil ( P = 0,02) e doença moderada ( P = 0,01), sem diferença significativa entre os grupos de doença óbvia. CBCT teve FPs médios mais elevados do que PA ( P <0,05) em casos de doença sutil. A fração média de localização da lesão no grupo de doença moderada foi maior no PA do que no CBCT ( P = 0,003). Não foram encontradas relações entre a experiência clínica e todas as medidas de desempenho diagnóstico, exceto no grupo CBCT com doença óbvia, onde o aumento da experiência foi associado às marcas médias de FP ( P = 0,04).



Tipo de doença

TCCB

RX Digital

Falso Positivo

Presença de doença Sutil

Inferior

Melhor

TCCB foi maior

Presença de doença modereda

Inferior

Melhor

Igual

Presença de doença Óbvia

Igual

Igual

Igual

Ausência de doença sutil

Igual

Igual

Igual

Ausência de doença óbvia

Melhor

Inferior

Igual



Conclusões:


O desempenho do leitor na detecção de doenças endodônticas é melhor com a radiografia PA do que com a CBCT. A experiência clínica não afeta a precisão da interpretação da radiografia PA e da CBCT.



 

Opinião da Endotoday:


Aqui vem de encontro com a correta indicação do uso da tomografia computadorizada, a tomografia deve ser indicado em casos de difícil conclusão do diagnóstico. Pois os casos até mais sutis a radiografia quando bem aproveitada juntamente com os exames clínicos e de anamnese tem o melhor efeito que a tomografia computadoriza de cone beam.



 

Observação:


O que é um estudo fatorial?

Um experimento fatorial é tipo de experimento planejado que permite observar os efeitos que vários fatores podem ter sobre uma resposta. Ao conduzir uma experiência, variando os níveis de todos os fatores, ao mesmo tempo, em vez de um de cada vez permite estudar as interações entre os fatores.

47 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page