Objetivo:
O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de várias durações de resfriamento de curto prazo no desempenho de limas superelásticas ( NiTi Stand) e de níquel titânio (NiTi) tratadas termicamente, testadas em um modelo de fadiga cíclica dinâmica.
Metodologia:
Limas superelásticas RaCe (FKG, La Chaux-de-Fonds, Suíça) e limas RaCe EVO tratadas termicamente (FKG, La Chaux-de-Fonds, Suíça) do mesmo tamanho e conicidade (25, 0,06) (n = 45 cada ) foram testados usando um modelo de fadiga cíclica dinâmica, onde o número de ciclos até a falha (Nf) foi medido na temperatura corporal simulada. Em cada grupo, as amostras foram testadas como recebidas, após 5 segundos de tratamento de resfriamento e após 15 segundos de tratamento de resfriamento (n = 15 cada). Superfícies de limas fraturadas foram investigadas por microscopia eletrônica de varredura. A análise estatística foi realizada por meio de ANOVA one-way com teste post hoc de Scheffe a um nível de significância de 0,05.
Resultados:
Diferenças significativas no Nf entre os grupos testados foram encontradas (p < 0,05) em cada condição de teste, onde as limas RaCe Evo mostraram uma resistência geral à fadiga cíclica melhorada. Apenas os grupos RaCe com resfriamento de 5 segundos apresentaram Nf significativamente maior do que o subgrupo controle (p < 0,05). Grupo RaCe EVO, não apresentou diferença significativa entre os 3 subgrupos (p > 0,05). Imagens de Microscópio Eletrônico de Varredura (SEM) revelaram características típicas do comportamento de fadiga cíclica em ambos os grupos.
Conclusões:
Dentro da limitação do presente estudo, pode-se ser reconfirmado que o processamento térmico durante a fabricação da lima de NiTi tem o efeito mais influente sobre o propriedades mecânicas do fio. Aplicação de resfriamento de curto prazo por 5 segundos usando um spray refrigerante em RaCe NiTi limas (superelásticas) aumenta significativamente sua resistência à fadiga cíclica. Por outro lado, não teve efeito sobre o ciclo resistência à fadiga das limas RaCe EVO NiTi (tratadas termicamente).
Assim, o resfriamento de limas superelásticas por 5 segundos usando um spray refrigerante antes do uso pode ser recomendado para casos com alto risco de separação das limas devido a falhas de flexão, como canais curvos.
Opinião Endotoday.
Se não tenho uma lima na fase martensita para tratar uma canal com curvatura mais acentuada então devo utilizar uma lima de NiTi Stand com resfriamento da sua temperatura deixando a lima mais flexível e com isso mais segura na sua utilização.
Comments