top of page
Foto do escritorEndotoday

Restaurar um dente com pino intra-radicular adesivo melhora a sobrevida do elemento dental?




Introdução


O objetivo deste estudo clínico prospectivo foi investigar a sobrevivência de dentes tratados endodonticamente restaurados com pinos pré-fabricados cimentados adesivamente em vez de resinas ou pinos rígidos.


Métodos


Os dados foram registrados para pinos de fibra de vidro (GFP II) e comparados com controles históricos avaliando pinos de fibra de vidro (GFP I) e titânio (TP) para 128 pacientes. Três grupos foram definidos com base no tipo de sistema de pino utilizado: #1 GFP I (n=41), #2 GFP II (n=41) e #3 TP (n=46). Os pinos foram cimentados adesivamente com resina autoadesiva, foram realizadas restaurações adesivas de núcleo composto e todos os dentes foram restaurados com restaurações de cobertura total. O "endpoint" primário foi a sobrevivência de restauração no recall. O resultado clínico e radiográfico foi avaliado após 6, 12, 24 e até 178 meses. Os dados foram analisados ​​pelo teste log-rank de Kaplan-Meier e análise de regressão de Cox.


Resultados


Após até 178 meses de observação, 26 restaurações falharam (GFP I: 10, GFP II: 9, TP: 7) e 49 (GFP I: 18, GFP II: 12, TP: 19) estavam in situ . As probabilidades de sobrevivência acumuladas foram de 57,1% para GFP I, 56,5% para GFP II e 71,8% para TP. Na regressão de Cox bivariada, os fatores 'tipo de dente' e 'grau de abrasão' foram significativamente associados à falha. Na regressão multivariada de Cox, nenhum dos fatores investigados se associou significativamente à falha. O sistema de pinos não teve impacto significativo na sobrevivência do dente (P > 0,05).


Conclusões


Comparando pinos de fibra de vidro e titânio, o sistema de pinos não teve impacto na sobrevivência do dente após até 15 anos. Este estudo indica que o tamanho do efeito do material do pino na sobrevivência é baixo.


Opinião da Endotoday:


O artigo acima deixa claro que a restauração de dentes tratados endodonticamente, não um fator para a indicação de pinos intra-radiculares. A confecção de pinos intra-radiculares devem respeitar as suas próprias indicações como por exemplo:

  • Dentes posteriores os com destruições MOD.

  • Dentes anteriores com a incisal danificada ou destruídas.

  • Dentes com ampla destruição estrutural.

50 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page