top of page
Foto do escritorEndotoday

Tendências atuais no uso e na reutilização de instrumentos acionados por motores de níquel-titânio.




Introdução:

São escassas as informações sobre as práticas atuais de uso de instrumentos movidos a motor de níquel-titânio (NiTi) na prática clínica. Portanto, o objetivo específico desta pesquisa foi avaliar as tendências entre os endodontistas quanto ao uso e reutilização de instrumentos NiTi.


Métodos:

Uma pesquisa de 16 perguntas foi enviada por e-mail para cerca de 4.000 membros ativos da American Association of Endodontists. Os dados foram coletados ao longo de um período de 6 meses e comparados por meio de testes do qui-quadrado.


Resultados:


Um total de 957 pesquisas foram coletadas (taxa de resposta de 5 23%). Dos entrevistados, 40,2% trabalhavam em práticas solo; entre eles, havia significativamente menos recém-formados (, 10 anos) em comparação com aqueles que se formaram há mais de 10 anos. Além disso,

  • 41,7% trabalhavam em grupos,

  • 4,3% em empresas,

  • 10,7% em universidades

  • 3% nas forças armadas.


No geral, 98,3% dos entrevistados relataram o uso de instrumentos NiTi. Os entrevistados que se formaram há menos de 25 anos usam instrumentos NiTi significativamente mais (99%) do que aqueles que se formaram há mais de 25 anos (92,6%).

Embora 22,9% dos entrevistados comprem instrumentos pré-esterilizados, 41,6% os esterilizam antes do uso e 35,5% não esterilizam novos instrumentos antes do uso;

Oficiais dentais do exército relataram que usam novos instrumentos esterilizados em 100% dos casos. Os instrumentos NiTi foram reutilizados por 74% dos entrevistados. Os 2 maiores segmentos do mercado de instrumentos endodônticos especializados pertenciam à Dentsply (York, PA; 56,9%) e EdgeEndo (Albuquerque, NM; 28,8%).


Conclusão,

Existem diferenças no uso de instrumentos NiTi entre tipos de prática e anos de graduação. Houve mudanças perceptíveis em comparação com as descobertas de 10 anos atrás. Pesquisas futuras são necessárias para mostrar se as tendências do mercado no uso de instrumentos NiTi têm algum impacto nos resultados clínicos. Claramente, os dados apresentados indicam uma falta de consistência entre os dentistas em termos de esterilização de instrumentos NiTi e que 74% reutilizam os instrumentos em NiTi.


Opinião Endotoday

Neste artigo vimos que mesmo nos E.U.A. existe uma alta incidência de profissionais que não se preocupam com a manutenção da cadeia asséptica do tratamento endodôntico principalmente na esterilização dos instrumentos e mesmo em um pais aonde um tratamento endodôntico passa dos US$ 1.000,00, 74% dos profissionais reutilizam as limas endodônticas.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page