A partir desta semana, vamos discutir sobre qual conduta devemos tomar.
Qual será a melhor solução?
Quais são os prognósticos ?
Todos os casos tem a mesma solução?
Quais são as possíveis técnicas para a remoção?
Quais as medidas para evitar a fratura de um instrumento?
E ao final iremos publicar um protocolo para ser aplicado no seu consultório.
Hoje vamos abordar é seguro para o elemento dental a remoção do instrumento fraturado?
Efeitos da remoção ultrassônica de limas fraturadas do terço médio dos canais radiculares na resistência à fratura radicular vertical, artigo publicado no Journal of Endodontics em novembro de 2019.
Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos da remoção ultrassônica de limas fraturadas do terço médio de canais radiculares na resistência à fratura radicular vertical.
Este estudo foi uma extensão de um estudo anterior que avaliou os efeitos da remoção da lima fraturada nas microfissuras dentinárias. Ele incluiu 18 pares bilateralmente combinados de incisivos inferiores humanos preparados e analisados no estudo anterior. Resumidamente, 1 membro de cada par foi atribuído a um grupo ultrassônico ou de controle. No grupo ultrassônico, as limas K foram fraturadas no terço médio dos canais, seguido pela remoção da lima ultrassônica e preparação do canal. No grupo de controle, os canais radiculares foram simplesmente preparados. Imagens micro-tomográficas foram realizadas antes e depois do tratamento, e as imagens transversais da raiz foram selecionadas para microfissuras. Para o presente estudo, a reconstrução tridimensional foi realizada para avaliações volumétricas. A resistência à fratura foi medida em uma máquina de teste pressão universal.
Na figura abaixo podemos observar pela reconstrução antes da remoção do instrumento A1 e pós a remoção A2 e o grupo controle antes da instrumentação B1 e pós a instrumentação B2.
E na figura abaixo os dentes fraturados pós-instrumentação no grupo controle e remoção da lima pelo ultrassom e instrumentado.
Em conclusão, nossos resultados mostraram que o remoção de instrumento fraturado por ultrassom de o terço médio dos canais aumenta evidentemente o volume do canal radicular e pode levar a formação de microfissuras, sendo a primeira a principal razão para a diminuição da resistência à fratura radicular vertical. Portanto, embora o sucesso taxa de remoção de instrumento fraturado do o terço médio dos canais é supostamente alto, os cirurgiões-dentistas devem se esforçar mais para minimizar remoção da dentina para melhorar o prognóstico a longo prazo. Mais estudos são necessários para esclarecer a quantidade clinicamente significativa de diminuição da resistência à fratura da raiz.
Então em nosso primeiro artigo, vimos da possibilidade de aumento de fratura radicular pela remoção de um instrumento fraturado.
Vamos ver os artigos subsequentes.
Não percam. Todos os sábados.
Comments