top of page
Foto do escritorEndotoday

Uma infecção endodôntica não tratada pode reduzir a expectativa de vida do seu paciente?

Atualizado: 20 de abr. de 2020

Nesta semana e nas próximas semanas, vamos apresentar uma série de artigos sobre as alterações sistêmicas provocadas pelas infeções endodônticas e se podem impactar na expectativa de vida do seu cliente.

O Nosso objetivo desta discussão é de informar as consequências de não realizar um tratamento de infecção endodôntica ou não conduzir adequadamente o tratamento endodôntico. Nos temos a responsabilidade de aplicar a ciência na condução do tratamento endodôntico oferecendo o que há de mais moderno em biologia e tecnologia.

Nas próximas semanas vamos discutir os problemas biológicos e as interações sistêmicas da permanência das infeções endodônticas em um indivíduo e posteriormente iremos discutir as soluções tecnológicas.

Nosso primeiro artigo e sobre o "crossover" da presença da bacteria, Streptococcus Mutans, que esta presente nas infecções endodônticas.


Aproveitem e comentem:



Hoje sabemos que muitas doenças sistêmicas podem se originadas ou agravadas pelo tratamento endodôntico mal conduzido ou por infecções endodonticas não tratadas.

Vamos abordar o artigo publicado na revista Nature, com o titulo:

Oral Cnm-positive Streptococcus Mutans Expressing Collagen Binding Activity is a Risk Factor for Cerebral Microbleeds and Cognitive Impairment.


Neste trabalho foi observado a presença de microAVC (CMBs) e problemas cognitivos com a presença de Streptococcus Mutans.. Mostramos que a proteína denominada de Cnm com superfície de ligação ao colágeno ou simplesmente cnm positivo presente no Streptococcus mutans cnm positivo, está envolvida no desenvolvimento de CMBs. No entanto, não está claro como o processo se desenvolve a atividade do S. mutans cnm-positiva está relacionada à natureza dos CMBs ou ao comprometimento cognitivo.

Duzentos e setenta e nove residentes da comunidade (70,0 anos) foram examinados quanto à presença ou ausência de S. mutans cnm-positivos na saliva por PCR e atividade de ligação ao colágeno, CMBs e função cognitiva. No presente estudo, S. mutans Cnm-positivos foram detectados com maior frequência entre indivíduos com CMBs (p <0,01) do que aqueles sem. O risco de CMBs foi significativamente maior (odds ratio = 14,3) no grupo com S. mutans Cnm-positivos expressando atividade de ligação ao colágeno, em comparação com o grupo sem esse achado. Já os CMBs profundos foram mais frequentes (67%) e a função cognitiva foi menor entre os indivíduos com S. mutans cnm-positivos que expressam atividade de ligação ao colágeno.

Este trabalho apoia o papel da saúde bucal no acidente vascular cerebral e na demência e expõe o um mecanismo molecular para essa interação.

A endodontia temos a presença de S. mutans em grande quantidade principalmente na fase de Shift-microbiano descrito por Marsh e Martin em 1992 que em paciente pode elevar a possibilidade de acidente vascular cerebral e acentuar os problemas cognitivos.


Comentem abaixo qual é o impacto sobre sua visão da responsabilidade na realização do tratamento endodôntico.



Link para o artigo original. https://rdcu.be/b3rY7


Compartilhem é só clicar nos três pontos no inicio do post.


Comentem abaixo qual é o impacto sobre sua visão da responsabilidade na realização do tratamento endodôntico.



Compartilhar no Whatsapp:


63 visualizações2 comentários

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Rodrigo Pascoalino
Rodrigo Pascoalino
Apr 29, 2020

Com certeza . É de grande importância realizar tratamento endodôntico, em dentes com necessidades, principalmente os que apresentam uma infecção.

Nas infecções endodônticas, encontramos bactérias extremamente nocivas para nosso corpo, e pacientes que “ deixam de lado” a intervenção endodôntica, correm sérios riscos a sua saúde sistêmica.

Nossa saúde geral trabalha em sintonia e harmonia, com isso devemos realizar o tratamento endodôntico o quanto antes, para que possamos manter esse equilíbrio, e viver por muito mais tempo.

Like

Daniédison Rodrigues
Daniédison Rodrigues
Apr 19, 2020

Esse seria, na minha opinião, apenas uma das vertentes de estudo relacionados à diminuição da expectativa de vida em pacientes com histórico de comprometimento endodôntico. Outras abordagens possíveis seriam, por exemplo, casos de colonização cardíaca por s. mutans, assim como em próteses ortopédicas; aumento do estado geral de inflamação do organismo graças à presença de mediadores inflamatórios na circulação sanguínea, entre outras. Acredito que nossa responsabilidade começa ou aumenta a medida que aumenta nosso conhecimento endodôntico. Não podemos alegar falta de conhecimento ao executarmos um tratamento insatisfatório. Estaríamos matando nosso paciente “aos poucos”. Acredito que a atuação do endodontista é decisiva na manutenção da saúde sistêmica do paciente, repercutindo na expectativa de vida dele.

Like
bottom of page